segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Nomes...

Você ja conseguiu notar uma semelhança de comportamento entre pessoas de mesmo nome ? Você ja conseguiu notar algum traço que caracterize todas as pessoas do mesmo nome ?? Mas com certeza você ja consultou ou conhece pessoas que consultam os significados de seus nome. E pode ter certeza, a maioria dos pais tentam obter informações sobre isso. É como se buscássemos mais um conforto, mesmo que no cosmos, no desconhecido ou no que não se explica, sobre as escolhas que fazemos para nossos filhos.

Não sabemos ainda se vamos ter um menino ou uma menina, mas ja temos um nome escolhido para cada um. Ao pensar nos nomes, eu e a Chris queríamos nomes comuns e simples de escrever. E a coisa que mais pensamos é que os nomes não fossem pesados para crianças e nem leves para adultos. Tipo, uma criança chamada Adalton eu acho muito pesado. Já uma mulher chamada Bianca eu acho leve. Imagine a cena, vc está em um lugar e te dizem "Peraí que eu vou chamar a bianca" o que vc pensou ?? Uma jovem ou uma senhora de 55 anos ? Provavelmente uma jovem. É meio difícil de explicar, pra entender é pior ainda... ahuahuahauha

Por que usar todos os sobrenomes ? Além de homenagear todas as famílias, evitamos os homônimos, parece meio paranóico, mas ouvi falar de problemas judiciais para inocentes pelo simples fato de terem o mesmo nome dos culpados. Para 2050 o IBGE projeto uma população de 250 milhões de Brasileiros, quantos nomes iguais existirão ???

Temos uns métodos bem difundidos pelo nosso país e vou tentar exemplificar alguns deles.
Método sertão nordestino de dar nomes aos filhos. O que acham de:

- Ayrton Senna Vitola de Carvalho Santos
- Inácio Lula Vitola de Carvalho Santos
- Britney Spears Vitola de Carvalho Santos
- Schwarzeneggerson Vitola de Carvalho Santos
- Chuck Norris Vitola de Carvalho Santos
- Mohamed Ali Vitola de Carvalho Santos

Temos o inigualável método da junção dos nomes, que forma coisas bem estranhas também:

- Bruniane Vitola de Carvalho Santos
- Chrisno Vitola de Carvalho Santos

Temos o método Bíblico e neste a criança pode ter sorte ou muuuuuuito azar. Com Sorte:

- Pedro Vitola de Carvalho Santos
- João Vitola de Carvalho Santos
- Isabel Vitola de Carvalho Santos

Com Azar:

- Esdras Vitola de Carvalho Santos
- Matuzalen Vitola de Carvalho Santos
- Judas Vitola de Carvalho Santos

Por favor não me entendam mal, refiro-me com sorte ou azar na questão de gosto pessoal para nomes e não com referência a sua religiosidade ou a esse ou aquele personagem bíblico.

A cabeça de um futuro pai é uma coisa tão inexplicável que fico pensando em coisas muito loucas e nem eu sei explicar porque !!! Vamos aos pensamentos então...

- Se meu futuro filho trabalhar em algo internacional, será que em alguma lingua terão dificuldade em escrever ou pronunciar o nome dele ?
- Não vou escrever o nome dele com nenhuma letra diferente, duplicada ou com qualquer complicação, vai ser um saco ficar a vida inteira soletrando o nome, "Moça, é Luccas com 2 C's" assim como a Chris vive dizendo, por onde vai, "É Christiane com H", e mesmo assim tem um povo que insiste em escrever Chistiane, põe o H e não põe o R. Então, pra que complicar ?
- Por que não Junior ?? Eu acho meu nome muito basicão pra chamar meu filho de Junior, não me fez bem aos ouvidos "Bruno José Santos Jr.", nãoooooooo
- E na escola, como será que vão zuar com nome dele ?? Até agora não me veio nenhuma zuação a cabeça, só com o sobrenome. Vitola por Vitrola, esse é fácil... hehehe

Então, reflitamos mais sobre os nomes de nossos filhos. Podemos simplificar e mesmo assim termos bons nomes para eles.

Abração para todos, uma ótima semana e aguardem que nesta semana tem consulta com o médico, em breve, novidades !!

Bruno

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o post...

Chrisno Vitola de Carvalho Santos

é um nome linndo hein?! haha
Pelo que sei, meus pais tbm consultaram coisas para decidir nossos nomes. Me fugiu o nome do que foi, mais tem a ver com a escrita,
por isso.. Thaize eh com H, I, Z, e E. Descatando as possibilidades de TAIS, THAIZA, TAISA, TAYSE.. dentre outros!

Penso tbm para meus filhos, FUTURAMENTE.. BEMMM FUTURAMENTE huaha, nomes simples e suavez.

Beijos para os 3! =))